sábado, 16 de novembro de 2013

Como localizar e fotografar o ISON

   À medida que o cometa ISON  se aproxima do Sol, seu brilho e sua cauda aumentam, propiciando belas imagens, ricas em detalhes.
   Agora que já é visível a olho nu, fica bem mais fácil localizá-lo para fotografar. 
   Aqui vão algumas imagens:


Damian Peach, 15/11/2013


Waldemar Skorupa, 16/11/2013

   Essas fotos só tem esses detalhes porque foram tiradas com telescópio, mas também é possível fotografá-lo com câmeras, deixando com pouca exposição, como essa foto tirada no Japão:

Noriaki Tanaka, 16/11/2013


   Agora, onde ver ele, quando ele aparece, como tirar foto sem telescópio?
   Primeiramente, você terá que ter um apoio para sua câmera, e é bom que se use um tripé, como esse:


   Antes de comprar um, veja se sua câmera tem entrada para encaixe do tripé. Se não tiver, terá que deixá-la apoiada em algum lugar, com risco de mexer ou até cair.
   O cometa está aparecendo no leste depois das 4h, antes do nascer do Sol. Atualmente, aparece próximo à estrela Spica, que é uma boa referência para encontrá-lo. Lembrando que ainda não se vê grande coisa, não está tão brilhante ainda. É visível até a luz do Sol ofuscá-lo.
   Se você não tem telescópio, pode facilmente registrá-lo com uma câmera semi profissional, basta usar o zoom desejado e deixar as configurações corretas. Não use muito zoom, pois o tempo de exposição que você for usar pode deixar ele "riscado", assim como as outras estrelas. Deixe o ISO mínimo da sua câmera, no caso da minha, é 100. A abertura vai depender da luz no céu, se estiver claro, use maior, se estiver escuro, use uma abertura menor. Lembrando que você tem que usar no modo manual, senão essas configurações não serão possíveis. Quanto à exposição, vai depender do zoom, que tem que ser óptico. Novamente, não use muito, pois quanto mais zoom, menor terá que ser o tempo de exposição. Usem pelo menos 2 segundos.
   Aproveitem as dicas e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário