quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cometa pode estar entrando em outburst

     Alguns relatos interessantes têm surgido , e parece que algo diferente pode estar acontecendo com o cometa ISON. No grupo de bate-papo "cometas ml", Emmanual Jehin, da Universidade de Liege, está relatando um outburst no cometa ISON, resultando em taxas de produção que são o dobro do que era no dia anterior. (O termo "taxa de produção" refere-se à quantidade de diferentes materiais, como H2O, CO2, etc, que estão sendo liberados a partir da superfície do cometa).
   Imagens recentes estão mostrando estruturas realmente agradáveis ​​na cauda do cometa. Alguns desses podem ser provenientes de explosões ou jatos, mas o mais provável é que estamos começando a ver a interação com o vento solar. Essa interação é realmente muito evidente em esta imagem , onde parece bastante óbvio que temos um pequeno evento "desconexão" na cauda.
     É muito cedo para tirar quaisquer conclusões aqui. Os relatórios são um pouco anedóticos, e até chegar mais dados de instrumentação científica,  não podemos chegar à frente de nós mesmos. Mas isso soa como algo que está acontecendo, e que poderia ser um de um par de coisas.
     Uma das críticas de longa data do ISON é que ele não tem brilhado tanto ou tão rapidamente, como as pessoas pensavam que seria e deveria, e exibiu um comportamento bastante brando. Pode ser que o cometa agora simplesmente, finalmente," ligue ". Afinal, ele está agora a apenas 0.66ua (61.000.000 mi, 99.000 mil km) do Sol, e se é para atingir as baixas magnitudes negativas no periélio, como nós sempre pensamos que seria, então ele precisa começar a clarear por uma ordem ou duas magnitudes na próxima semana. Então, isso poderia ser realmente uma grande notícia, e indicam que realmente vai ter um bom cometa brilhante em nossas imagens das sondas solares em um par de semanas!
     Por outro lado, esta explosão relatada poderia ser uma má notícia. A núcleo pode ter interrompido ou fragmentado, ou uma fratura grande apareceu na superfície, levando a um derramamento maciço de voláteis. Nesse caso, o cometa provavelmente vai iluminar muito rapidamente nos próximos dias com uma cada vez maior coma poeira ao seu redor e, em seguida, começar a desaparecer. Possivelmente seria simplesmente desaparecer completamente nesta situação, apesar de alguns cometas fazer explosão e, em seguida, voltar a níveis mais normais.
     Se não já é óbvio ...não temos ideia do que o ISON está fazendo agora, ou o que ele vai fazer nas próximas semanas. Nós simplesmente pedimos a todos que podem, sair para observá-lo enquanto puderem. O crepúsculo está começando a invadir, e sua janela de observação pré-periélio está ficando muito curto. Para terminar com uma nota alta, aqui está outra imagem de cair o queixo de Michael Jaeger.




Dica de observação com telescópios

     O astrônomo Ignacio Ferrin, da University of the Andes, Venezuela, sugere dobrar ou triplicar a distância focal do telescópio e usar curtas exposições, da ordem de segundos, para detectar o interior da região do coma. Estas observações são cruciais para detectar qualquer fragmentação do núcleo.


Fonte: CIOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário