quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Hubble registra cometa ISON intacto

   A nova imagem do cometa ISON sugere que o cometa está intacto, apesar de algumas previsões de que o núcleo gelado frágil pode se desintegrar com o Sol aquecendo-o. O cometa vai passar mais próximo do Sol em 28 de novembro.



   Esta imagem do telescópio espacial da NASA, Hubble, foi tomada dia 9 de outubro, o núcleo sólido do cometa não é visto, porque é pequeno . Se o núcleo tivesse se partido, provavelmente o Hubble teria evidência, registrando vários fragmentos.

   Além disso, o coma ou a cabeça em torno do núcleo do cometa é simétrica e suave. Isso provavelmente não seria possível caso os conjuntos de fragmentos menores estivessem voando . Além do mais, um jato polar de poeira visto pela primeira vez em imagens do Hubble, tiradas em abril, não é mais visível e pode ter parado.

   Esta cor composta na imagem foi montada utilizando dois filtros. O coma do cometa parece turquesa, uma cor azul-esverdeada devido ao gás, enquanto a cauda é avermelhada devido ao pó que flui fora do núcleo. A cauda é formada pelas partículas de poeira que são empurradas para fora a partir do núcleo, pela pressão da luz solar. O cometa adentrou a órbita de Marte e estava a 177 milhões de milhas da Terra quando foi fotografado. O cometa ISON está previsto para fazer sua maior aproximação à Terra em 26 de dezembro, a uma distância de 39.900 mil milhas.

   Crédito: NASA , ESA, e Hubble Heritage Team (STScI / AURA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário